quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Medicinas Alternativas e o Culturismo

O culturista é fundamentalmente alguém preocupado em melhorar a sua saúde, bem estar físico e também o seu aspecto estético. Muitas vezes as pessoas não param para pensar que fazendo exercício regularmente, não só melhoram o seu aspecto externo, a sua estética corporal, mas também e isso deveria ser o mais importante, A SAÚDE!

São muitos os culturistas que tomam regularmente suplementos alimentares. Acreditamos que a maioria o faz porque estes produtos nutritivos têm demonstrado que podem ajudar a melhorar o rendimento físico e o desenvolvimento muscular. Se todas as nossas funções mecânicas e físicas se realizam graças a uma energia motora que o corpo retira dos nutrientes que ingerimos, é lógico que quantos mais e melhores nutrientes fornecermos ao corpo, melhor ele trabalhará em direcção aos nossos objectivos enquanto bodybuilders.

O mesmo se aplica ao desenvolvimento muscular. Todos sabemos que, para construir tecido muscular, o corpo utiliza materiais construtores fornecidos pelos alimentos que ingerimos. será lógico pensar que, se enriquecermos por via dos suplementos alimentares adequados, melhoraremos o desenvolvimento muscular. 

A melhoria do desenvolvimento físico desportivo, é devida a uma boa suplementação, que por sua vez vai melhorar a saúde, já que, alimentos ricos em vitaminas e minerais, enzymas digestivas e sem gorduras ou outras substâncias desejáveis e fáceis de digerir, vão melhorar a saúde em grande medida.

Por estarmos a viver tempos de saturação
 e até desconfiança relativamente à farmacologia tecnológica, muitos de nós, têm encontrado nas chamadas medicinas alternativas, a solução para manter a saúde, ou até encontra-la.

Isto não significa que a medicina ortodoxa não sirva e não seja eficaz para resolver enfermidades que só podem ser tratadas e curadas graças à moderna cirurgia e farmacologia. Mas apesar da sua eficácia, os efeitos secundários que daí resultam e que também são graves, poderiam ser evitados se não se recorresse a métodos agressivos para o corpo.

Sou dos que pensam que, na natureza existe uma resposta para cada problema. O difícil é saber encontrar a resposta certa.


Para além de tudo, um culturista é uma pessoa saudável e cheia de energia. Chegamos ao ponto em que é legítimo perguntar... Será que poderemos considerar a prática do culturismo uma outra medicina alternativa?

Pois, com esta modalidade desportiva, podemos curar a obesidade, a extrema magreza, a insónia, lesões traumáticas, raquitismo e um sem número de outras doenças que podem ser curadas, ou pelo menos aliviar os seus males. Em minha humilde opinião, estes são alguns dos muitos aspectos positivos do culturismo e a relação com as medicinas alternativas.

Sem comentários:

Enviar um comentário